terça-feira, 20 de novembro de 2012

TRANSFORMAÇÃO






Um dia desses alguns amigos me pediram para compartilhar uma reflexão sobre transformação à luz das sagradas escrituras. Neste caso, transformação legitimamente cristã. Sei que seria normal que eu fizesse alusão a alguns clássicos da transformação como da lagarta à borboleta, do milho à pipoca, do grão de areia dentro da ostra que é transformado em uma bela e única pérola. No entanto não foi o que me ocorreu. De imediato fui levada por minha agraciada memória à uma das aulas do tempo de seminário. Lembrei do dia em que meu professor de teologia sistemática Luciano Rocha disse: "Neófitos, se essa teologia que vocês estudam não provocar mudança de vida, de nada terá adiantado seus anos de seminário". Uma fala um tanto óbvia eu sei, mas ele fez referência a um historiador do cristianismo, Latorette, que disse o seguinte: 
"Uma verdadeira Teologia começa na mente, desce para o coração e vai para as mãos".

Assim é o resultado de uma vida que é construída com Deus. A pessoa que responder positivamente ao chamado para o relacionamento com Deus, sofrerá inevitavelmente transformação. De velha criatura para nova criatura que glorificará ao Criador.
Temos na fala de Latorette três pontos básicos do processo da transformação cristã que começa em Deus em termina nele. Mente, coração e mãos. Então me aproprio deste esquema para dizer que:

1) A verdadeira Transformação Cristã começa na Mente! 
Paulo escreveu  que não devemos tomar a forma do mundo, mas nos transformar segundo a renovação da mente (Rom. 12.2). Esse é o culto racional. O verbo transformação neste texto tem sua origem no grego metamórfoses que indica ação contínua de transformação. Ou seja, uma entrega de vida constante, consciente, com a mente. Contrário do que alguns acreditam, no culto você pensa Deus, questiona Deus e responde ao chamado dele para sermos santos de modo conscientes. Deus é responsável pela salvação do indivíduo e isso é graça, mas o indivíduo não é agente passivo desse processo e sim uma pessoa em constante transformação no seu modo de pensar até que Cristo seja formado nele.

2) A verdadeira Transformação Cristã começa na Mente e desce para o Coração!
Aqui indica intimidade com o Cristo da Palavra, vida piedosa, vida de devoção, busca incessante pela presença do Deus vivo. O salmista declarou que "assim como a corça anseia por águas correntes, assim a minha alma anseia por ti ó Deus". Um relacionamento assim com o Divino acontece por meio da leitura da Palavra e da oração. Quanto mais me relaciono com o outro, mais do outro eu tenho em mim e mais vontade de estar com este outro torna-se vital para mim, tal como a água corrente está para o animal sedento, que migra em regiões desérticas em busca de saciar sua sede.

3) A verdadeira Transformação Cristã começa na Mente, desce para o Coração e vai para as Mãos!
A real transformação cristã é fruto de um encontro genuíno com a verdade que Paulo escreveu aos colossensses  (1.13) de que Deus nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho Amado.
Que reino é esse? Que realidade de vida é essa? Paulo ainda aos romanos (14.17) disse que o Reino de Deus não é nem comida e nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo. Uma vida em transformação cristã evidencia sua fé em obras, pois perpassa o coração e vai para as mãos. Vida essa que agora é fruto inevitável da relação com um Deus que porque amou deu. Nisto consiste o Reino, pessoas alcançadas e transformadas pelo amor de Deus e que agora tornam-se agentes manifestando justiça, paz e alegria no Espírito.
Mas como é isso na prática?
Pedro, entre outros apóstolos de Jesus nos indicou alguns caminhos que evidenciam essa vida em transformação: Vejamos 1° Pedro 3.8-11:
"Quanto ao mais, sejam compassivos; amem-se fraternalmente; sejam misericordiosos e humildes. Não retribuam o mal com mal nem insulto com insulto, ao contrário, bendigam, pois para isso foram chamados. Pois quem quiser amar a vida e ver dias felizes, guarde a sua língua do mal e seus lábios da falsidade. Afaste-se do mal e faça o bem; busquem a paz com perseverança".
E por fim, Paulo nos escreveu que quem assim servir a Cristo, é agradável a Deus e aceito pelos homens (Rom. 14.18)
Isso é sacrifício vivo, culto racional, isso é viver transformação. 
Kz
Fort.
01/11/2012





Nenhum comentário:

Postar um comentário