quinta-feira, 8 de novembro de 2012

PEREGRINO?! O que te move?




A humanidade ocidental vive um tempo em que conceitos existenciais são motivados pelo ideal sem pressupostos absolutos. No entanto percebe-se uma constante peregrinação em busca de alicerces, fundamentos, para finalmente encontrar repouso. Em nenhum outro tempo da história se correu tanto, se cansou tanto e sem encontrar o que se busca. A pergunta que fica é: "o que está faltando"? Se um dia tínhamos pessoas INCONFORMADAS hoje temos um grande número de INSATISFEITAS.

Pessoas soltas, desnorteadas, aéreas, escrevendo uma história sem considerar a história. Na busca pelo ideal de serem sujeitos de sua própria história, tornam-se sujeitados ao domínio do pensamento vigente. Caminhantes construindo seu caminho sem saber de onde saíram, onde estão e onde chegarão.

Peregrino, o que te move? Onde queres chegar?
Eu faço parte deste tempo e desta geração insatisfeita com o que tem. Minha luta existencial consiste hoje em identificar e diferenciar em que momento sou movida por um coração inconformado ou coração insatisfeito.

Para que possa romper com esta luta, é preciso ter claro o que diferencia um do outro.
O coração insatisfeito nunca está contente, tem posturas de ingratidão, vive desgostoso procurando gosto em situações pontuais que promovem sensações imediatas mas que são igualmente passageiras. Um coração insatisfeito normalmente é fruto de expectativas frustradas, não administradas, não compreendidas.
Coração inconformado é diferente, neste caso como diria o pr. João Osmar de Macedo Cruz: "A causa é maior e as dificuldades sempre serão menores". Um coração inconformado tem como fundamento valores existenciais que não permitem que a pessoa tome outra forma que possa ferir, matar, aniquilar seus valores de vida, justiça, paz, liberdade e alegria no Espírito.

Conta a história sagrada que certo povo hebreu estava cativo sob o domínio opressor de Faraó, praticando trabalho escarvo. Tempo maior de 400 anos. Inconformados com a injustiça, clamaram pelo Deus de seus pais. Diferente dos deuses da mitologia egípcia que eram inatingíveis o Deus dos hebreus ouviu o clamor do seu povo, desceu e com a sua potente mão os libertou das mãos do líder opressor.
O coração inconformado tem em si a essência divina, busca o transcendente e toca o coração de Deus que não é nem será indiferente às questões humanas. Antes tomou a forma de homem e habitou entre os seus.

Foi apresentado aqui dois grupos de caminhantes. Em que grupo você como peregrino, encontra-se hoje? Inconformado? Insatisfeito? Com os dois sentimentos? Somos todos peregrinos nesta terra.
O povo que recebeu libertação passou a ter como norte a companhia fiel do Libertador, representada por uma nuvem. Muitos deles desanimaram no meio do caminho. Tiraram seus olhos da nuvem - o pressuposto absoluto - e colocaram os olhos nas circunstâncias. uma geração inteira morreu no meio do caminho, tomada por insatisfação.

Não podemos tomar a forma dos pensamentos diluídos de nossa era. Aquela nuvem - presença do divino - hoje continua se fazendo presente neste mundo. Deus inconformado, encarnou e habitou entre nós deixando um legado de como melhor peregrinar. Ele é o caminho do peregrino inconformado. O apóstolo Paulo escreveu aos Romanos um conselho que é tão atual: "não tomem a forma deste mundo, antes transformai-vos segundo a renovação do seu entendimento".
O que te move? Seja movido pela nuvem, não desvie teus olhos do foco e prossiga.

Kz,
Fort, 08/11/12


Um comentário:

  1. Sempre pensei que eu era uma ingrata ao achar que era insatisfeita,mas descobri hoje que eu sou uma inconformada.Melhor coisa do meu dia foi teu post.Obrigada

    ResponderExcluir