segunda-feira, 10 de setembro de 2012

FLORTALEZA - para além do Ipê Amarelo


Setembro, Primavera, Flores...
Sempre espero pelo mês de setembro. Por razões que para mim são óbvias.
No sul do Brasil a primavera é marcada pelo seu clima ameno depois do frio muitas vezes rigoroso e por lindas flores que adornam árvores frondosas recentemente tocadas pela privação de suas folhas e frutos.
As flores anunciam beleza e perfume como resultado de um tempo de transformação na existência dessas árvores. Quem me conhece sabe da minha predileção pelos Ipês Amarelos...
Não por acaso, na entrada da primavera eles invadem majestosamente o sul do Brasil para dizer-lhe que nem tudo é frio, existe calor fumegante como a sarça que ardia sem se consumir diante de Moisés no Monte Orebe. Os Ipês Amarelo no sul indicam que independente de como foi o inverno, ele já passou e a hora de cantar chegou.
Na espera pelo canto dos pássaros, flores, deliciosas e sucolentas frutas o Vento que sopra pra onde quer passou pelo sul e me arrancou com uma semente que cai da árvore sob vontade soberana.
Da bela e Santa Catarina para o caloroso e vibrante Ceará. Do belo e santo para uma provável seara.
Que seara será Ceará? Não sei, só o Tempo no Vento dirá.
Não sei muita coisa sobre esse novo tempo, é cedo ainda, mas já posso aferir sobre alguns novos saberes:
Sei que este setembro de primavera tem me levado a conhecer novas flores, novos cheiros, cores e texturas. Quero apreciar cada multiforme manifestação de Deus neste novo mundo e comer dos frutos.
Sei o quanto foi importante meu tempo de um extremo sul na encosta do assombroso Ipê Amarelo, fui aquecida e renovada a ponto de hoje ser lançada como uma sementinha para germinar, dar frutos e ser Flortalecida.

Aqui em Fortaleza tenho vivido dias privilegiados. Na presença de Amigos membros da Grande família do céu que não têm medido esforços para me receberem com toda calidez peculiar. Gratidão eterna... Andando de ônibus coletivo pela cidade de terminal em terminal, conhecendo o povo, suas relações, presenças e ausências, farturas e privações. Nas ruas, no trânsito, nas barraquinhas de tapiocas, pessoas.... uma nova cultura, um novo aprendizado, novas flores, cheiro e cores, calor... Agregando-me à pessoas que também buscam mais amor.
Aqui Deus sorri e chora por toda parte. E eu quero aprender a sorrir e chorar com eles, com Jesus.
Quero amar, servir o próximo que hoje tenho ao lado para que o Reino qual pertenço seja por mim compartilhado. Um Reino de justiça
Mandarei notícias dessas bandas de além,  além do Ipê Amarelo.


5 comentários:

  1. E que esses ventos nordestinos me tragam notícias desse veleiro cearense...muito feliz por ti. Amo Você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minha poetisa do povo, deixe que eles soprarão de quando em quando ao seu encontro viu. to doida pra apertar suas bochechas...

      Excluir
  2. Que lindo, Kezzinha, não sabia dessa mudança (interna e externa).
    Tudo de bem lindo nessa nova fase, ainda que seja desconhecida e desafiadora.

    bjO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nati. Sempre lembro de você como alguem que motiva os amigos, obrigada por ser tão presente mesmo longe. Um grande abraço.

      Excluir