segunda-feira, 9 de julho de 2012

A PRECIOSA ESCOLHA



            Há quem diga que a vida é feita de escolhas. Acredito que muitos concordam com esta afirmativa. Porem não me intimido em lançar a possibilidade de pensarmos que talvez não tenhamos escolhas diante da vida e assim vivemos inevitavelmente a história que a vida de antemão nos preparou. Não sei.
                Mas acredito na utopia e talvez acreditar que faço escolhas me insere na dinâmica da vida e isso sustenta mais a busca pelo alcance do insaciável utópico. Então faço o que faço, sou o que sou em busca da PRECIOSA ESCOLHA.
                Vivemos dias largos de caminhos espaçosos. Talvez um olhar rápido e raso sobre a história da humanidade nos mostrará que em nenhuma outra era foi tão fácil o acesso a tudo o que se deseja ter, possuir, deixar, largar. Grande é a porta e largo o caminho. Pessoas vêm e vão e elas já não vêm mais para ficar ou deixar sua marca, apenas passam. Um tempo muito mais efêmero que a erva do campo que hoje temos e amanhã se desfaz. Pessoas correm de um lado para o outro em suas vias espaçosas e tudo o que querem é largar o abismo, o perigo, o sujo, o feio. Escolhem então a porta larga para encontrar e possuir segurança.
                “Somente as pessoas que deixaram de amar se contentam com a segurança” essa afirmação de Rubem Alves me lembra dum poema de Fernando Pessoa. Compartilho um fragmento:

Quem ama sempre ouve a voz do mar...
Que voz vem do som das ondas que não é a voz do mar?
É a voz de alguém que nos fala, mas que, se escutarmos,
Cala, por ter havido escutar.
Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas (...)?
Por te cruzarmos, quantas mães choraram quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar, porque fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do bojador, tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu, mas nele é que espelhou o céu.
                 
               Escolher o caminho fácil e espaçoso que fica da margem para fora do assombroso mar é contentar-se com a segurança. É não sujar-se, não misturar-se com o feio. É não submeter-se ao desconforto in/cômodo. Estar seguro é estar limpo mesmo que o preço seja adquirir alma pequena, e olho de boi, parado que nada vê. E quando vê fica assustado.
Nietzsche disse que “quem viu o céu espelhado no abismo e perigo - esse terá para sempre no olhar, o brilho da eternidade. E por isso será amado”.
                 Mas o que preferimos? Ganhar ou perder a vida? Temos a preciosa escolha? Marchamos por um lugar ao sol, não queremos a tempestade do mar. Jesus disse: “quem quiser ganhar a sua vida perdê-la-á, mas aquele que perder sua vida este a encontrará”. Pessoas corajosas conhecem o verdadeiro significado de segurança e por isso a coloca na perspectiva ideal em função da PRECIOSA ESCOLHA.  Um alpinista não se lança sem verificar suas cordas, pois com elas se dependurará sobre o abismo. Também o navegador que examina seu barco para navegar os mares polares sabe do lugar que a segurança deve ocupar. Rubem Alves diz que “SEGURANÇA É PRECISO POR AMOR AOS CALAFRIOS E RISCOS”. Ou seja, não serve para outra coisa senão arriscar-se. Pois assim faremos a preciosa escolha de Amar! Fruto de alma não pequena.
                Jesus um dia desses (bem distante daqui e desse tempo) ensinando a multidão disse:
                “Entrai pela porta estreita. Larga é porta e espaçoso o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela”. Perdição é vida segura, confortável, sem afeição, vida perdida. E Ele continua:
                “...porque estreita é porta e apertado o caminho que conduz para vida eterna, e são poucos os que acertam ela”. Jesus apresentou a PRECIOSA ESCOLHA da vida. Jesus escolheu sujar-se com os sujos, ajuntar-se com os que causavam escândalo, ele escolheu a margem e não o centro. O que Jesus mostrava não era bonito. E essa é a beleza do evangelho. Imagine ele dizendo: - por cima saia de renda, por baixo deus que me defenda; por fora bela viola, por dentro bolo bolorento; por fora parede branca de caiação, por dentro, cadáveres em decomposição – Ninguém que se sente seguro demais nas suas escolhas gosta de ouvir coisas desse nível. E sim, o mataram. Mataram Jesus.
                Mataram? Não! Ele entregou a sua vida para morte, porque amou. Ele escolheu perder sua vida.
                Quando olho para a vida de Jesus e de outros escandalosos como ele, sou mais uma vez inspirada a fazer A ESCOLHA PRECIOSA. Ouço a voz que vem do mar, quero cruzar a linha do abismo e perigo e ali ver refletir o céu. Quero amar. Não quero a segurança, mas se a segurança é importante que seja para firmar a corda pela qual me lançarei rumo ao abismo. Deus é abismo. Alma profunda. A poesia sagrada diz que um abismo chama outro abismo. Cruzarei o mar. Que a segurança sirva para ajustar a vela do barco que me conduzirá.
                Hoje mais uma vez escolho o sujo, o feio, quero ir além da dor. Isso é belo. Não chorem por mim. Chorem pelos que escolherão ficar no cais. “Deus é perigo e abismo, mora no grande mar. (Fernando Pessoa)”.
                Eis aqui o paradoxo da PRECIOSA ESCOLHA:
- Vida perdida que é ganha;
- Porta larga e caminho espaçoso na terra sólida que gera alma pequena e olho de boi que nada vê;
- Porta estreita e caminho apertado que conduz ao largo e furioso mar. Intenso como alma grande.

Encerro minhas palavras com agudas palavras de Cecília Meireles:

Para diante! Pelo mar largo!
Livrar o corpo da lição frágil da areia.
Ao mar!
A solidez da terra, monótona,
parece-nos fraca ilusão.
Queremos a ilusão do grande mar,
multiplicadas em suas malhas de perigo.

Se a vida é feita de escolhas, você tem hoje a oportunidade de fazer A PRECIOSA ESCOLHA.
Kz.
09/07/2012

5 comentários:

  1. A segurança definitivamente não te dá a novidade de vida...Um certo Raul Seixas em um de seus devaneios alcoolicos e sabido que era ateu,escreveu uma verdade bíblica sobre a segurança do caminho largo,pois escolher viver no Caminho Precioso,definitivamente não é ter uma velha opinião formada sobre tudo,pois tudo com Ele é novo,é fresco é mar... Amo Você!

    ResponderExcluir
  2. LINDO!
    Kezzia, você alcançou plenitude de escrita nesta "proesia". Que bom que Pessoa e Cristo caminham de mãos dadas em você.

    Para mais devaneios, recomendo Camões.
    Ainda há mais mar para descobrir.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Keka! Que coisa linda de se compartilhar! Uma doce voz nos empurrando para o alto mar! Gostei e compartilho com gosto!
    Que Deus te abençoe! Saudades de não só ler o que vc escreve mas também de te ouvir em sua companhia!
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  4. Delicia de texto, que nos leva a refletir sim como ainda somos tentados pela segurança, o belo e o limpo que fecha a porta para nós mesmos, para a realidade e limpa nos por completo das nossas emoções.

    ResponderExcluir